Tá certo que o dinheiro anda curto para todo mundo. Mas isso não é justificativa para você sair comprando no primeiro site mais em conta que aparecer na frente. Na internet também vale o ditado que diz para o santo desconfiar quando a esmola é boa demais.

Atenção para sites que oferecem produtos com preços muito abaixo do que os demais. Provavelmente alguma coisa de errado tem. Pode ser que esse site nem exista. 'É muito fácil criar uma loja virtual. Basta a pessoa ter uma certa noção de informática que já consegue', afirma José Maurício Vargas, um dos sócios do site Reclame Aqui. 'Eles entregam alguns produtos para ganhar credibilidade e depois aplicam o golpe', completa.

E não adianta você alegar que encontrou essa 'superoferta' em sites famosos de comparação de preços, como o Buscapé ou o Shopping UOL. 'É como se eles fossem 'sites de anúncio': não têm nenhuma responsabilidade por eventuais prejuízos. Esses sites só encaminham o consumidor para o site da loja, no qual ele faz a compra', avalia o advogado Rogério Marcus Zakka.

No ano passado, mais de cem pessoas se estreparam ao comprar no Shop Globo, que aparecia no Shopping UOL. A página saiu do ar de repente e deixou muita gente sem os produtos que comprou.