Blogs responderam por um quarto das novas páginas criadas ao longo do período

WASHINGTON - O número de websites dobrou na internet nos últimos dois anos, e alcançou em maio o número de 118 mil, segundo uma pesquisa realizada pela companhia de serviços de internet Netcraft.

Em fevereiro de 2005, o total registrado era de 60 milhões. Depois de um período de estagnação no último trimestre daquele ano, o crescimento da rede parece ter sido retomado com fôlego.

Apenas neste ano, cerca de 12,8 milhões de sites foram adicionados ao ciberespaço. Só entre abril e maio, cerca de 4,4 milhões de sites foram criados na rede.

Desses, mais de 1 milhão - cerca de um a cada quatro novos sites - foram blogs, sobretudo em grandes servidores, como blogger (que cria sites com a terminação ´.blogspot.com´) e MSN.


Blogs
O porta-voz da Netcraft, Paul Mutton, disse que os blogs são o fator que mais aparece quando se observam os números de crescimento da internet. "As pessoas se sentem mais poderosas ao criar sites e postar notícias, postar suas impressões sobre o mundo na internet", ele afirmou.

Baseados nos números da Netcraft, analistas independentes já colocam o número de webpages - cada website pode conter centenas ou milhares de webpages - em mais de 30 bilhões.

O ritmo de crescimento da rede mundial neste ano está seguindo o passo de 2006, quando ´nasceram´ 30 milhões de sites. Parte disto são domínios registrados por pessoas que planejam vendê-los mais tarde. Alguns, encalhados, acabam desaparecendo.

"Há muito sobe-e-desce nos números da internet, mas à medida que o registro de domínios se torna mais barato e o acesso à tecnologia, mais fácil, é razoável pensar que o número de sites continuará crescendo", disse Paul Mutton.